Um exemplo de professora



 
Adenair Oliveira Barbosa 


A professora Adenair Oliveira Barbosa concluiu o ensino médio no ano de 1995, no Colégio Luiz Viana Filho na cidade de Irecê, onde ela fez contabilidade. No ao seguinte foi lecionar na Escola Patrício Pereira no povoado de Lagedão do Patrício, ficando responsável por todas as turmas, ou seja, de alfabetização à 4ª série.
Em 1987, ela passou a ensinar na sua localidade na Escola Municipal Jacó Barbosa com a turma da 1ª série. Cada ano ensinava uma série diferente e isso dificultava o seu trabalho. Mas, mesmo sem ter uma formação no magistério para estar na sala de aula, sempre se preocupou com o melhor para o seu alunado.
Com o passar do tempo e com os seus esforços, ela passou a ensinar por disciplina na 3ª e 4ª série sendo escolhida para ensinar Língua Portuguesa, sua matéria preferida.
Em 1994, formou-se em magistério e nesse mesmo ano fez o concurso público na cidade de João Dourado para professor nível I, sendo aprovada e classificada.
Além de ensinar na Escola Municipal Jacó Barbosa, ela também lecionava em uma escola particular em Ipanema.
No ano de 1997, passou a ensinar Língua Portuguesa de 5ª a 8ª série. Nesse mesmo ano, ela fez o concurso público na cidade de América Dourada para professor nível I, onde também foi aprovada. Fez também um Curso de Formação do Magistério com estudos adicionais na área de Língua Portuguesa.


Em 1998, tomou posse do concurso feito em América Dourada e foi lecionar no Colégio Estadual São Sebastião, com a disciplina de Língua Portuguesa para alunos de 5ª e 6ª série. No ano seguinte, passou a ensinar LPLB para o ensino médio.
Participou de uma Oficina de Leitura e Produção de Textos pelo Instituto Anísio Teixeira.
Em agosto de 2006, foi transferida para a Escola Antônio Carlos Magalhães de Ipanema a qual continua até hoje, lecionando Língua Portuguesa Para o 7º e 9º ano e também para a EJA.
Em agosto de 2008, concluiu o Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura – Sistema Presencial Conectado – Modalidade a Distância UNOPAR.


Sempre trabalhou com projetos, tanto promovido pelas escolas nas quais lecionou, como projetos fornecidos pela Secretaria de Educação e também nacionais. A exemplo disso, o Concurso Cultural Viagem Nestlé pela Literatura, Olimpíada de Língua entre outros.
Em outubro deste corrente ano, ela trabalhou com o 7º ano do Colégio Antônio Carlos Magalhães o projeto Dia Nacional do Campo Limpo, cujo tema era “Ciclo de Vida das Embalagens”. Nesse projeto foi feito entrevista com irrigantes e trabalhadores de irrigação, relatos, histórias em quadrinhos e pesquisa sobre lixo e reciclagem. Ao final do projeto foi feita uma fábula envolvendo o tema trabalhado.
Já com o 9º ano esta sendo trabalhado Artigo de Opinião. A culminância desse projeto será uma gincana envolvendo leitura, produção textual, gramática e o emprego da nova ortografia.
Trabalha também com sequência didática cujos temas e assuntos são orientados pelos coordenadores pedagógicos que participam do Projeto Chapada.
Atualmente está cursando Pós-Graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Psicopedagogia pela Universidade de Católica de Anápolis.

Nota-se que a professora Adenair tem experiência de Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Médio. E por sua competência e dedicação é que a escolhemos para essa singela homenagem.